Paraíba

Vistoria de transporte escolar termina nesta sexta

A Prefeitura de Campina Grande alerta aos proprietários de transporte de escolares do município, que será encerrada nesta sexta-feira (17), o processo de vistoria semestral 2018.2.

O processo de vistoria está sendo realizado desde o último dia 06, das 07 às 13hs, na própria sede da STTP, e está focado no transporte seguro dos alunos de Campina Grande e atendendo a legislação específica (lei 6503, capitulo XIII, parágrafo II).

Conforme cronograma da vistoria neste segundo semestre, também está sendo cobrada pela STTP a exigência da Resolução do Contran 504/14 que trata da instalação de câmera de monitoramento tanto à frente quanto à ré, nos veículos que efetuam o transporte de escolares.

A vistoria é necessária para garantir a segurança dos estudantes que utilizam os transportes escolares do município para se locomover, bem como observar as condições de funcionamento do transporte escolar na cidade, regulamentadas pela autarquia municipal, proporcionando mais segurança e conforto aos estudantes.

Todos os veículos que realizam Transporte de Escolares são obrigados a passar por vistoria, que devem ser realizadas pela STTP, no primeiro e no segundo semestre de cada ano letivo. Lembrando que, a qualquer momento, poderá haver fiscalização para verificação de avarias e irregularidades.

Além do trabalho de vistoria está ocorrendo um conjunto de ações voltadas às escolas, e principalmente aos pais, com uma campanha educativa abordando sobre os devidos cuidados na hora para contratar um transporte escolar.

Lista Positiva – A STTP tem alertado aos pais que dispõe de uma lista positiva com informações de todos os transportadores escolares aprovados, vistoriados e autorizados pelo órgão para a devida prestação desse serviço. Para o conhecimento de quais profissionais estão aptos a exercerem as funções de condutores dos veículos, basta acessar o site www.sttpcg.com.br, no link transportes.

Força Tarefa – Após o período final do processo de vistorias, a STTP estará realizando fiscalização nas escolas, numa força tarefa de combate ao transporte irregular de escolares. A ação é uma recomendação do Ministério Público, e contará também com o apoio do Conselho Tutelar e do Sindicato Patronal das Escolas Particulares.

Todos os veículos inspecionados recebem selo de validade, afixado no vidro dianteiro, possibilitando aos pais verificar se os autos foram devidamente avaliados. Vários itens de segurança estarão sendo avaliados, a exemplo da parte elétrica, e mecânica, além da documentação do veículo e do motorista, o tacógrafo (que monitora velocidade, distância percorrida e tempo do trajeto); limitadores de abertura de janelas e cintos de segurança, além do estado de conservação e as condições mecânicas e elétricas dos carros.

MaisPB

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo