Sem categoria

Visibilidade Trans: Governo promove ação para reeducandos da cela LGBT

Os reeducandos da Cela LGBT do Presídio do Roger viveram um Dia de Beleza nesse sábado (2), sendo atendidos com serviços de cortes de cabelo e outros cuidados estéticos. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. No próximo sábado, dia 09 de fevereiro, a partir das 13horas, a ação contemplará os reeducandos do Presídio Silvio Porto.

A Cela LGBT é específica para gays, bissexuais, transexuais e travestis que cumprem pena em presídios masculinos. É um espaço opcional, a pessoa que está reclusa pode solicitar ficar nesta cela, mas não é obrigada. Para a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a criação desta política é importante para a segurança e a garantia dos direitos básicos de LGBTs no que diz respeito às suas especificidades.

O Dia de Beleza fez parte da programação alusiva ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado dia 29 de janeiro, e teve a parceria do Instituto Embelleze. A secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, esteve no evento e acompanhou as atividades. A Semdh e a Seap, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização,  promovem com frequência rodas de diálogos com a população destas alas.

A Paraíba tem cela específica LGBT no presídio do Roger e na penitenciária de Cajazeiras, mas os diretores das unidades penitenciárias têm prerrogativa de abrir estes espaços dependendo da demanda. O decreto estadual 37.944/2017 estabelece diretrizes normativas para o tratamento da população LGBT no sistema penitenciário do estado.

Secom-PB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo