Destaque

Sintab participa do grande Encontro da Frente Norte Nordeste pela Educação em defesa dos Precatórios do Fundef

O Sintab participou nos últimos dias 22 e 23 de abril, do grande Encontro da Frente Norte Nordeste pela Educação, que discutiu a conjuntura política, jurídica, organizativa e mobilizativa, na defesa dos Precatórios do Fundef, e aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. O evento reuniu cerca de 50 entidades sindicais das regiões Norte e Nordeste, em dois dias de muito aprendizado, troca de experiências, unificação de forças e definição de estratégias na luta pela garantia dos Precatórios do Fundef para educação e para os profissionais da educação.

Na noite de abertura, houve apresentação do Maracatu Solar e do professor e cantor Maurício Manoel, da banda The Teachers, além de formação de mesa solene, com a presença das lideranças sindicais dos estados que integram a Frente, incluindo o Sintab, representado pelo presidente Giovanni Freire.

Presidente Giovanni Freire / Foto: Ascom Frente Norte Nordeste

“A importância de reunir as associações e sindicatos, mesmo com as vitórias e avanços já garantidos, é fundamental para que a gente possa ter essa conquista no bolso do trabalhador, como foi nossa luta para garantir a legislação. Muitas vitórias ainda virão, porque a nossa forma de trabalho e luta tem respeito no Congresso Nacional. A Frente Norte Nordeste pela Educação é um marco na educação do nosso país”, destacou.

 

Participaram ainda representando o Sintab, o diretor Leandro Morais e a advogada Elíbia Ricardo, assessora jurídica da instituição.

Coordenador da Frente Norte Nordeste e presidente do Sindicato Apeoc, o professor Anizio Melo lembrou a importância das duas regiões nas lutas contra as opressões no Brasil.

 
Professor Anizio Melo, presidente do Sindicato Apeoc e coordenador da Frente. Foto: Ascom Frente Norte Nordeste

“Sempre na história brasileira as resistências contra qualquer tipo de opressão saem daqui do Nordeste, então a Frente é esse exemplo do encontro das águas de todos os rios que banham o nosso Norte Nordeste, em defesa da educação pública”, comentou.

No segundo dia, durante a manhã, aconteceu plenária sobre as estratégias jurídicas em defesa dos Precatórios do Fundef. “Desde 2015 iniciamos essa luta da subvinculação de 60% dos Precatórios para os professores e isso foi se materializando com lutas políticas e jurídicas e hoje nós temos um panorama claro, com legislação federal para garantir estes recursos para os profissionais da educação”, contextualizou o advogado Aldairton Carvalho, da banca especializada da Frente Norte Nordeste.

Encerrando o grande encontro, aconteceu durante a tarde, a plenária política e a palavra de ordem foi unidade, para reforçar a luta e garantir os recursos para os profissionais da educação, como frisou o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e secretário de Comunicação do Sindicato Apeoc, Alessandro Carvalho. “O encontro é fundamental para trazer uma linha unificada para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação estarem conscientes do que tem que ser enfrentado para conquistarmos de vez os Precatórios do Fundef e para esse recurso ir para o bolso dos trabalhadores”, afirmou.

Muitas lideranças femininas participaram e contrubuíram para o sucesso do grande encontro, como demonstrou a vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marinele Betros.

Marilene Betros, vice-coordenadora APLB. Foto: Ascom Frente Norte Nordeste

“Um evento como esse representa a busca da unidade na luta para que nós possamos conquistar os Precatórios, só conquista quem luta nessa conjuntura tão desigual em que os trabalhadores estão fadados a perder direitos”, ressaltou.

Esta união de forças também foi reforçada pela presidente da Federação dos Trabalhadores do Ensino e No Serviço Público NOS Municípios do Estado do Maranhão (Fetespusulma), Eurami Reis:

Eurami Reis, presidente da Fetespusulma, Maranhão. Foto: Ascom Frente Norte Nordeste

“Nós viemos para somar forças nesse conjunto de organizações sindicais, para que a gente possa ter bons resultados na luta pelos Precatórios do Fundef”.

Novos encontros serão articulados em breve e divulgados em todos os canais da Frente Norte Nordeste e dos sindicatos que a integram. A luta pela garantia dos recursos dos Precatórios do Fundef para a educação segue firme.

´POR SINTAB-PB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo