Paraíba

‘Profeta da chuva’ prevê muita água para o Sertão da Paraíba: “Quem plantar em terra baixa vai perder”

(Foto: Vale do Piancó Notícias)

O agricultor do município de Conceição, Sertão da Paraíba, Pedro Piano em conversa com o radialista F. Diassis, nessa terça-feira (21), disse que as chuvas deste ano serão generosas, sendo 2018, o ano de muita fartura para a área rural.

Com 87 anos de vida, Seu Pedro plantou nas primeiras chuvas de janeiro e garante que este será de muita chuva.

O agricultor contou que aprendeu muitas experiências de inverno com seu pai, e revelou que “quem plantou em terra baixa vai perder” a lavoura, pois terá muita água.

De acordo com o ‘profeta da chuva’, o melhor para 2018 é a plantação em terreno mais alto, pois está livre de alagamentos que poderão comprometer a safra.

Ceará
No interior do Ceará, alguns agricultores e profetas do tempo também estão fazendo as previsões para a temporada de chuva no sertão. Há muito tempo, o comerciante João Soares não vê o açude cheio. O Cedro foi construído por ordem do imperador Dom Pedro II. Seu João espera uma previsão animadora dos profetas da chuva. “Quando o cliente tem o milho, tem o feijão, tem o algodão, tem a verdura dentro de casa, esse dinheiro vai para o comércio”, conta.

Os profetas da chuva buscam na paisagem sinais que possam trazer esperança para o homem do sertão. Se o cupim tem asas longas, quer dizer que está pronto para voar e vai chover logo. Se não, o período chuvoso vai demorar. Todo ano, eles recebem a missão de traduzir a natureza.

Por Luzia de Sousa

DIÁRIO DO SERTÃO

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo