ParaíbaPolítica

Prefeitura de Queimadas inaugura 1º espaço Incluir – CEA do Estado que atenderá crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem

A Prefeitura de Queimadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (13), às 8h, o Incluir – Centro Especializado em Aprendizagem (CEA), localizado na rua João Francisco da Silva, s/n, no Centro da Cidade. O órgão tem o objetivo de cuidar das crianças e adolescentes, da rede pública municipal de ensino, das escolas estaduais e privadas que sofrem com transtornos de aprendizagem. Até o momento, cerca de 100 crianças e adolescentes já estão sendo atendidos na unidade educacional.

Segundo informações da diretora do Centro Especializado em Aprendizagem (CEA), Graça Lima, o Incluir-CEA foi criado para atender os estudantes da rede pública municipal de ensino. No entanto, após conversas com o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião a proposta mudou e o espaço será estendido para acolher ainda crianças e adolescentes da rede pública estadual e privada da cidade. Posteriormente, num futuro breve, o CEA também atenderá estudantes de escolas dos municípios vizinhos que necessitem do tratamento.
O Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas é o primeiro do Estado, o quarto do Nordeste e o sétimo do Brasil. “Estamos imensamente agradecidos ao prefeito que atendeu a nossa solicitação, à época da então secretária de Educação, Delúsia Barros. Vimos a necessidade de tratar especificamente as crianças e adolescentes que sofrem com transtornos da aprendizagem e elas não tinham um tratamento adequado. A partir de agora, elas terão toda uma equipe multidisciplinar que fará a diferença no futuro delas”, disse Graça.
O espaço contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais, dentre os quais: fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, pedagogo, psiquiatra e psicopedagogo. Os serviços oferecidos são: avaliação, consulta, orientação familiar, assessoria escolar, intervenção, acompanhamento e oficinas de educação emocional. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 17. O CEA fica localizado a rua João Francisco da Silva, s/n, no Centro da cidade.
A secretária de Educação de Queimadas, Rachel Castanha disse estar muito feliz com a possibilidade em oferecer à população mais um serviço, que vislumbra uma Educação de qualidade para os estudantes do município e regiões circunvizinhas. “Temos mais uma responsabilidade a partir de agora, mas com a certeza que estamos investindo no futuro promissor para as nossas crianças. Nosso sentimento neste instante é de gratidão a Deus e também ao prefeito, Carlinhos de Tião por sua sensibilidade e olhos clínicos voltados à Educação do nosso município”, destacou Rachel.
A articuladora de Educação de Queimadas, Delúsia Barros disse que apesar de não estar a frente da pasta atualmente, se sente muito gratificada por ter feito parte da ideia inicial do Projeto do CEA e tem a plena convicção de ter plantado uma semente que irá brotar muitos frutos bons para o município. “Estou feliz demais com a concretude desse projeto. Elaboramos, apresentamos ao prefeito e ele prontamente atendeu à nossa solicitação. Esta é uma semente que plantamos agora e que irá brotar bons frutos no futuro”, frisou Delúsia.
O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião destacou que a implantação do CEA no município significa um passo à frente na Educação. “Desde o início da nossa gestão que temos tido um olhar diferente para a Educação porque acreditamos que é através dela que transformaremos nosso país para melhor. Demos um passo a frente com a implantação deste Centro que tratará com mais zelo ainda as nossas crianças e adolescentes. Portanto, agradeço a Deus e a toda a equipe da Educação na pessoa da nossa secretária, Rachel Castanha e desejo os melhores resultados a todos que farão parte do CEA”, pontuou Carlinhos.
Homenagem (Sala de Formação Delúsia Barros)
O Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) possui ainda uma sala que foi construída com o propósito de realizar capacitações e formações para os professores da rede pública municipal de ensino. A sala recebeu o nome da ex-secretária de Educação do município, Delúsia Barros, que se emocionou bastante ao se deparar com a homenagem. “Vocês não imaginam a minha felicidade e emoção com tamanha homenagem. Muito obrigada a quem teve essa ideia de me fazer essa homenagem. Não tenho palavras para expressar minha gratidão. Isso nos impulsiona a fazer cada vez mais e melhor. Muito obrigada a todos”, declarou Delúsia.
Da redação com assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo