Paraíba

Município do Conde recebe 45 imigrantes da Venezuela nesta terça-feira

Foto: Reprodução/ Internet

O município do Conde, localizado na região do litoral sul da Paraíba, recebe nesta terça-feira (3), 45 pessoas oriundas da Venezuela.

A transferência dos venezuelanos refugiados no Estado de Roraima faz parte do processo de interiorização de 164 imigrantes que estavam em Boa Vista (RR), pelo governo federal em parceria com a Organização das Nações Unidas no Brasil.

A outra parte desses imigrantes foi transferida para os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro, sendo 69 para o município de Igarassu e 50 para a cidade do Rio de Janeiro.

Na Paraíba, os venezuelanos ficarão em abrigo localizado no distrito de Jacumã, de responsabilidade do Serviço Pastoral do Migrante, que abrigará prioritariamente homens e mulheres entre 18 e 30 anos, além de famílias.

Esse processo de transferência faz parte da Medida Provisória (MP) 820/18 baixada pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), que dispõe sobre as ações de assistência emergencial para acolhimento de estrangeiros que se refugiam no Brasil para escapar de crises humanitárias em seus países de origem.

A MP é voltada, inicialmente, para atendimento dos venezuelanos que estão migrando em massa para Roraima.

Entre abril e maio, 527 venezuelanos foram levados para as cidades de São Paulo, Cuiabá e Manaus.  Esta é a primeira vez que o Estado da Paraíba recebe venezuelanos voluntários.

Conforme dados da Câmara dos Deputados, a Polícia Federal estima que mais de 40 mil cidadãos da Venezuela, que atravessa uma crise política e econômica, estão abrigados hoje em Boa Vista. Isso representa 12% da população da capital de Roraima, estimada em 332 mil habitantes.

Entre 1º e 25 de janeiro, 354 estrangeiros entraram por dia no Estado somente pelo posto da PF instalado em Pacaraima (fronteira norte).

Paraibaonline de João Pessoa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo