Paraíba

Lixão de Patos volta a ser alvo de incêndio de grandes proporções

(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atingiu o lixão da cidade de Patos, no Sertão do Estado, na tarde dessa segunda-feira (29), porém, o Corpo de Bombeiros em parceria com diversos órgãos municipais e estaduais tentem conter as chamas, que continuam até esta terça-feira (30).

Origem

De acordo com o tenente-coronel Saulo Laurentino, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, ainda não há como saber o que causou o início das chamas, porém, é provável que o calor tenha provocado o fogo.

“Incêndios no segundo semestre são recorrentes. Existem materiais que são depositados sob amontados de lixo e passam o ano liberando vapores inflamáveis e quando a temperatura aumenta, o fogo se espalha rapidamente em vários pontos do lixão”, explica Laurentino.

Porém, o tenente-coronel não descarta a possibilidade do incêndio ter sido causado de maneira criminosa. “Não descartamos a possibilidade de ter sido provocado. Tem muitos catadores nessa região e sabemos que exitem conflitos entre eles”, revelou.

Força-tarefa

Saulo explica que conter esse tipo de incêndio não é uma tarefa fácil e requer uma logísitca específica. Para isso, equipes de diversas secretarias municipais, além de órgãos estaduais e voluntários da cidade estão apoiando o Corpo de Bombeiros na ação de combate às chamas.

“Apenas a água não é suficiente para conter as chamas. Estamos trabalhando em três frentes: o resfriamento, sempre racionalizando a água; o abafamento, jogando montes de areia sobre o lixo e reduzindo as chamas; e o isolamento, separando o material que está pegando fogo, do que não está”, comentou o tenente-coronel.

Ainda segundo o membro do Corpo de Bombeiros, a previsão é que as chamas estejam contidas até o fim da manhã desta terça-feira (30).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo