Notícias

HU de Campina realiza mutirão de consultas e mamografias nesta sexta-feira

Mais de duzentas mulheres vão participar, nesta sexta-feira (19), de um mutirão de consultas e marcação de mamografias em Campina Grande. A ação será realizada pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), que é vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, O cadastro das pacientes foi realizado em setembro.

Ao longo do ano, o Hospital Universitário oferta mamografia, ultrassom e atendimento com mastologista de forma rotineira, mas decidiu promover o mutirão como forma de aderir à campanha Outubro Rosa e ao esforço concentrado nacional na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Segundo a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Cândida Cavalcanti, as consultas serão feitas por oito médicos, entre mastologistas e ginecologistas, e o mutirão contará com a coordenação da médica Cristina Santos Lacerda. “As pacientes atendidas nesse dia já saem com a mamografia marcada. A exceção fica por conta das 18 mulheres que se cadastraram primeiro no mês passado. Nesse caso, o exame será feito no mesmo dia”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

O mutirão do HUAC será realizado pela manhã e tarde no Caese — Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino. A ação, que começa às 7h com as consultas previamente agendadas, inclui marcação para ultrassom de mama, lanche, atividades educativas e sorteio de duas cestas básicas entre as pacientes com consultas marcadas. O laboratório do HUAC também realizará testes rápidos para HIV e sífilis.

Durante toda a manhã, haverá apresentação musical, palestra sobre prevenção do câncer de mama (coordenada por estudantes de Medicina) e explanação sobre garantia de direitos da mulher com câncer (organizada pelo setor de Assistência Social). O setor de Psicologia  realizará uma atividade lúdica com as pacientes na sala de espera.

Sobre a Rede Ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG está integrado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo, em parceria com as universidades, é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

pagina1pb com assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo