DestaqueParaíba

Governo do Estado premia finalistas do Prêmio João Balula no Dia da Consciência Negra

 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi) e Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial da Paraíba lembrou o Dia da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro) com a entrega do Prêmio João Balula aos estudantes selecionados. Trata-se dos alunos do Ensino Médio Ronaldo da Silva Oliveira, da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha, de João Pessoa, na categoria melhor vídeo, com o tema Fank: o Príncipe Negro; e Ana Lúcia da Silva Barroso, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Nominando Muniz Diniz, Princesa Isabel, na categoria melhor fotografia, com o tema          Dona Rosa – Historiadora Quilombola. Os finalistas receberam medalhas, certificados e notebook.

O evento ocorreu na segunda-feira (20) no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, e contou com a participação de alunos de escolas da Rede Estadual da Capital e do interior do Estado, do gerente executivo de Diversidade e Inclusão da SEE, Túlhio Serrano,  da secretária da Mulher da Diversidade Humana, Gilberta Soares, do presidente da Fundac, Noaldo Meireles, do procurador da República José Godoy, do professor Elio Chaves, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Diversidade Étnicos-racial da UFPB, e do representante do  Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial da Paraíba, da UFCG, Wallace Ferreira de Souza, entre outros convidados e o público em geral.

Durante a solenidade houve apresentação cultural de hip hop, por alunos da Rede Estadual e  foi feita uma homenagem à professora aposentada da Rede Estadual Maria Luiza Inácio Pereira, pelos serviços prestados a SEE, especificamente na Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi) e em defesa da consciência negra na Paraíba. Ela recebeu uma comenda e a foi homenageada pelo professor Wallace Ferreira, que leu um texto sobre sua trajetória de vida como educadora. A professora Luiza Inácio agradeceu e se colocou à disposição das escolas para disseminar seu aprendizado de vida enquanto educadora.

O Prêmio João Balula – O prêmio Estadual de Educação para Equidade Racial – João Balula, com o tema ‘Lideranças Negras na Paraíba’, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), foi destinado a estudantes do ensino médio da Rede Estadual, visando estimular e fortalecer a reflexão crítica na educação, por meio de fotografias e documentários sobre as relações étnico-raciais na Paraíba.

Trabalhos inscritos:

Fotografia

Nome Escola GRE Título
Ashley Victoria Pontes da Silva Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa Pastor João Pereira Gomes Filho 1 Igualdade Racial na Escola: um diálogo urgente e necessário.
Lívia Carvalho Teixeira Lins Escola Cidadã Integral Heliton Santana 1 Nossos traços, nossa raiz!
Nome Escola GRE Título
Natan Ramos De Souza Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos 5 O Maestro Jackson Desperta O Som Do Silêncio!
Nome Escola GRE Título
Adriel Thasley De S. S. Paula Guimarães Escola Cidadã Integral Seráfico Nóbrega 6 Maria Tereza, de luta e cor
Nome Escola GRE Título
Jhonathan Yuri Ângelo Figueiredo Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Francelino de Alencar Neves 7 Nove décadas de resistência e luta
Nome Escola GRE Título
Antônia Thays Batista Lima Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Duarte Filho 9 Maria Eugênia, Matriarca dos 40
Nome Escola GRE Título
Francisco Neudjan Vieira Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento 10 Retratos da minha cor

DA REDAÇÃO COM SECOMPB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo