Paraíba

Feriado da pátria tem desfiles e eventos na PB; veja programação

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Rita)

Nesta sexta-feira (7), dia em que é comemorada a Independência do Brasil, a Capital segue com a programação da ‘Semana da Pátria’. Os desfiles começaram na última segunda-feira (3) em solenidade na Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, e terminam nesta sexta (7). Outras cidades do estado também têm programação especial para a data; veja abaixo.

O encerramento da Semana da Pátria acontece com o tradicional Desfile Cívico Militar, na Avenida Duarte da Silveira, e com ato solene na sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba (DER), no Centro da Capital.

O trânsito de João Pessoa recebeu esquema especial para abrir espaço para os desfiles; veja aqui.

Confira a programação desta sexta (7) em João Pessoa:

Local: DER

08h – Passagem em Revista à tropa (Federal e Estadual)
08h15 – Hasteamento do Pavilhão Nacional, Estadual e Municipal, acompanhado pela Banda 05 de Agosto
08h20 – Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro
12h – Encerramento do Desfile Cívico/Militar
12h10 – Extinção do Fogo Simbólico da Pátria (imediatamente após o término do desfile Cívico/Militar)
18h – Arriação do Pavilhão Nacional

Além de João Pessoa, há também programações especiais no Centro de Cabedelo e em Santa Rita, na Grande João Pessoa, onde os eventos começaram na segunda-feira (3) e se estendem até esta sexta (7), com cerimônia a partir das 14h.

Campina Grande

Em Campina Grande, a programação do dia 7 começa às 7h, com o hasteamento das bandeiras e o desfile cívico está previsto para acontecer a partir das 8h, tradicionalmente na Avenida Floriano Peixoto, com a participação de 59 entidades e um público estimado de 5 mil pessoas.

O trânsito em Campina também sofre alterações. De acordo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), as ações começam às 5h. A frota de transporte coletivo estará em operação especial até as 14h, horário previsto para o término do evento, com frota acrescida de cerca de 30% desde as primeiras horas da manhã, atendendo a todos os bairros da cidade.

Em razão da interdição de via rotatória do Viaduto (Av. Floriano Peixoto – Boi e Brasa), as rotas de ônibus serão desviadas para a Av. Janúncio Ferreira, seguindo pela Rua Vigolvino Wanderley, Rua 7 de Setembro.

Já em outro ponto de interdição (Av. Floriano Peixoto – Teatro Municipal – Praça Clementino Procópio – Antigo Posto Futurama), as rotas de ônibus serão desviadas para as ruas Treze de Maio, Rui Barbosa e Afonso Campos.

Haverá modificação na saída dos ônibus do Terminal de Integração, sentido Teatro Municipal/Catedral. Ainda dentro do plano de mobilidade, esse modal de transporte seguirá normalmente pela Avenida Mal. Floriano Peixoto e seguirão pelo desvio no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, seguindo seu destino pela Rua Treze de Maio. A STTP disponibiliza o fone de plantão 3341.1517, com atendimento especial a população.

Fica assim programado os trechos com interdições de trânsito em Campina:

– Viaduto – O fluxo proveniente da Av. Manoel Tavares será desviado para o acesso à Av. Giló Guedes. O fluxo proveniente da Av. Janúncio Ferreira e da Rotatória serão impedidos de adentrar à Av. Floriano Peixoto.

– R. Tavares Cavalcante (próximo ao Sintab) – O local será reservado para a concentração das escolas que irão desfilar no evento.

– Praça da Bandeira x Getúlio Vargas – O local será reservado para a montagem do palco e área de apoio às autoridades. O fluxo será desviado para a Av. Getúlio Vargas.

– R. Sebastião Donato x Av. Floriano Peixoto – O acesso à Av. Floriano Peixoto (CLIPSI) será interditado, exceto para os ônibus provenientes do Terminal de Integração.

– Av. Floriano Peixoto X R. Rui Barbosa – O fluxo remanescente da Av. Floriano Peixoto, sentido centro, será desviado para a Rua Rui Barbosa em direção à Rua Treze de Maio.

São José da Mata – Ainda constando no Plano Operacional das comemorações alusivas ao 7 de Setembro, as equipes da STTP também estarão realizando monitoramento e disciplinamento do trânsito no próximo domingo, dia 09, no Distrito de São José da Mata, no período da tarde.

Monteiro

Em Monteiro, no Cariri, a programação começa às 7h30, com desfiles cívicos. Às 17h, os desfiles terminam com a apresentação dos Serviços Municipais de Saúde e Programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Caps), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Samu e UPA. Ainda na tarde do dia 7, há a tradicional apresentação das Bandas Fanfarras e Marciais da cidade.

Patos

Em Patos, no Sertão, a concentração terá início a partir das 15h30, na Praça Edvaldo Mota, enquanto o desfile deverá ser iniciado por volta das 16h, com o hasteamento das três bandeiras que formam o pavilhão nacional.

PORTAL CORREIO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo