Sem categoria

EM FORTALEZA, SINTAB PARTICIPA DE ENCONTRO DA FRENTE NORTE/NORDESTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

EM FORTALEZA, SINTAB PARTICIPA DE ENCONTRO DA FRENTE NORTE/NORDESTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), participou no último dia 24, em Fortaleza, capital cearense, de um encontro de entidades sindicais e advogados que fazem parte da Frente Norte/Nordeste em Defesa da Educação.

Na ocasião, foram traçadas as estratégias jurídicas e políticas para 2019. A próxima atividade acontece no dia 12 de fevereiro, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília, com o objetivo de fortalecer a luta pelos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Ainda no mês de fevereiro, a Frente em Defesa da Educação fará um novo encontro, desta vez no Pará, com data ainda indefinida. Durante a reunião em Fortaleza, os precatórios do Fundef também estiveram em pauta. No primeiro momento, advogados e sindicalistas trocaram experiências e esclareceram todas as dúvidas sobre os processos que correm nos municípios e estados das regiões Norte e Nordeste.

No segundo momento, os sindicatos reuniram-se para traçar as estratégias de luta pelos precatórios. Em uma reunião separada, advogados das duas regiões, a banca contratada pelo Sindicato APEOC, que representa os professores do Ceará, e o vice-presidente da entidade, Anísio Melo, discutiram as estratégias jurídicas para os referidos processos.

Para o presidente do Sintab, Giovanni Freire, os encontros são fundamentais na luta por uma Educação Pública de qualidade e a consequente valorização dos seus profissionais, principalmente porque permitem a já citada troca de experiências entre as entidades de diversos estados do Norte e Nordeste e a organização de estratégias mais organizadas e combativas. Também participaram representando o sindicato, os diretores Leandro Morais e Joselito Barbosa.

O presidente da Apeoc por sua vez destacou que é necessária a criação de uma agenda de lutas, com o objetivo de integrar fortemente as das duas regiões. “As regiões Norte e Nordeste vão mostrar para o país que o dinheiro do Fundef é da Educação e de seus profissionais” afirmou Anísio Melo.

Além de Sintab e Apeoc, participaram do encontro em Fortaleza, representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), (Sindicatos dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) além dos advogados Aldairton Carvalho e Wanderlei Marques, da banca contratada pela APEOC e o advogado João Ricardo Xavier, de Pernambuco.

Mais fotos na galeria:

Da redação com assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo