Paraíba

Em Brasília, vereador Renan Maracajá participa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

O vereador Renan Maracajá cumpre nesta terça-feira, 11, compromisso em Brasília-DF participando da Oficina Internacional “Imprementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o objetivo de elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

Para tanto, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e também local. Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo.

Apesar de ser uma agenda global, as oficinas tratam de temas que são cruciais para os municípios, constituindo uma ferramenta que já começou a ser implementada por governos municipais, estaduais e nacionais, organizações diversas, universidades, empresas, bancos, entre outros. Por estarem mais próximos das populações, os governos locais são atores-chave para o alcance das metas e dos objetivos, e consequentemente dessa agenda. A AGENDA 2030 só será alcançada se os gestores e gestoras municipais se empenharem e alinharem suas políticas públicas de acordo com os indicadores estabelecidos.

 A participação do vereador Renana Maracajá neste evento é de grande relevância para Campina Grande, já que os municípios têm um papel central para o sucesso dessa agenda, pois, para que os ODS sejam disseminados e alcançados, é preciso que os gestores municipais incluam tais objetivos em suas políticas e projetos, promovam a integração e a sustentabilidade das iniciativas, atuem a partir de acordos e articulação com outros agentes territoriais. A sociedade civil e o setor privado também são atores-chave, devendo estar envolvidos nesse processo.

Da redação com assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo