Paraíba

Detran-PB promove ação educativa no desfile do bloco das Muriçoquinhas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), por meio da Coordenação de Educação de Trânsito (CET), realizou uma atividade educativa durante o desfile do bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa segunda-feira (25). Em estande montado na avenida Epitácio Pessoa, a ação desenvolvida com o apoio da Coordenação de Policiamento faz parte da Operação Folia de Rua e Carnaval 2019.

 

Na concentração do maior bloco infantil do Projeto Folia de Rua, as crianças participaram de atividades educativas sobre o trânsito, com pintura facial e distribuição de balões coloridos. Enquanto as crianças e pais se divertiam, houve distribuição de material impresso, a exemplo de folhetos e adesivos com a mensagem: “Painho e mainha prestem atenção: bebida não combina com direção”.

 

O superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, lembrou da importância das crianças serem multiplicadoras do ensinamento das leis de trânsito aos pais. “A principal causa de acidentes no período de Carnaval é a perigosa combinação entre álcool e direção. Por isso, o objetivo da atividade é que as crianças possam ser multiplicadoras, no sentido de levar aos seus pais a importância dos cuidados no trânsito, principalmente no período carnavalesco”, afirmou, recomendando ainda ações simples aos motoristas, como revisar o veículo antes de viajar, não usar o celular enquanto dirige, evitar alta velocidade e não dirigir após consumir bebida alcóolica.

 

Já a assessora da Coordenação de Educação de Trânsito do órgão, Poliana Figueiredo, ressaltou a importância de orientar também os jovens e adultos em busca da redução dos acidentes de trânsito, tanto no uso do veículo após ingerir bebida alcóolica, quanto ao uso indevido do celular.

 

De acordo com Poliana, o objetivo maior das atividades está relacionado diretamente à mensagem estampada no folheto, ou seja, alertar os pais foliões dos perigos do trânsito através dos conselhos dos filhos. “A campanha não para por aí. Durante o período carnavalesco haverá veiculação de material educativo nas mídias tradicionais [tv e rádio] e nas digitais”.

 

Lei Seca – Um efetivo de 45 homens, entre agentes de trânsito e policiais militares, atuará nos demais desfiles dos principais blocos do Folia de Rua e no Carnaval da capital, além das praias com maior concentração de foliões. Segundo o coordenador de Policiamento e da Operação Lei Seca do Detran-PB, major Edmilson Castro, “o plano de ação tem o objetivo de proporcionar à população um trânsito mais seguro, em dias e horários específicos, durante as prévias e o Carnaval”.

Na operação serão empregadas nove viaturas, incluindo dois reboques, em postos de fiscalização nos pontos mais críticos, com o intuito de agir preventivamente e de forma repressiva contra as infrações de trânsito e especialmente no tocante à embriaguez ao volante. As ações serão próximas às áreas dos eventos carnavalescos e nos principais corredores de tráfego de veículos.

Secom-PB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo