DESTAQUESParaíba

“Desconfiar sempre”, afirma delegado sobre golpes aplicados via SMS

Foto: Reprodução

Criminosos têm aplicado golpes que estão cada vez mais recorrentes. As ações acontecem através de mensagens de SMS, com links que, ao serem acessados, hackeiam o aparelho da vítima, que tem suas senhas e contas bancárias acessadas criminosamente.

Aneilton Castro, delegado de Defraudações, explicou como são aplicados os golpes por celular.

“Existem robôs que enviam mensagens para diversas pessoas. Essas mensagens chegam com os nome de órgãos oficiais, a exemplo da Caixa Econômica Federal, e a vítima, ao clicar no link, fica vulnerável à ação. As mensagens solicitam dados das vítimas, e às vezes a vítima está criando uma nova conta e pode não saber, isso faz parte do golpe”, detalhou.

Além disso, o delegado recomendou sempre desconfiar de mensagens deste tipo, e reforçou a necessidade de sempre averiguar junto aos órgãos oficiais, através de outros canais, a procedência da mensagem recebida.

“Tem que desconfiar sempre, e se a vítima estiver esperando resposta de algum órgão oficial, antes de fornecer qualquer dado é importante averiguar de outra maneira. Os bandidos podem, inclusive, criptografar os dados da vítima e a partir disso outros golpes podem ser aplicados”, finalizou.

Paraibaonline