Notícias

Deputado promove ação contra o câncer de pele

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Bruno Cunha Lima (PSDB), vai realizar uma ação nas redes sociais de alerta sobre o câncer de pele, com dicas sobre prevenção e tratamento, além de dados sobre a doença.

O alerta do parlamentar ocorre no mês que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu para divulgar o combate ao câncer da pele, chamado de Dezembro Laranja.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) o câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. A estimativa é que sejam diagnosticados 175.760 casos novos a cada ano no Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres. O valor corresponde a 29% do total estimado de novos casos de câncer em 2016, que é de 596.070 casos.

O melanoma maligno, um dos tipos do câncer de pele, mata 70% mais homens do que mulheres. Os dois sexos desenvolvem a doença de forma similar, cerca de 6200 homens e 6600 mulheres por ano. No entanto, os homens morrem mais do que as mulheres, cerca de 1300 contra 900, por ano, respectivamente.

Para o deputado, é preciso alertar a população, principalmente os homens já que a taxa de mortalidade entre eles cresceu mais de 185%. O número entre mulheres é de 55%. Uma das causas do aumento, segundo dados do Inca, pode estar ligada a processos de bronzeamento artificial.

Para prevenir o câncer de pele é preciso utilizar o protetor solar, utilizar chapéus, não se expor ao sol por muito tempo, principalmente, das 10h às 16h, verificar o aparecimento de manchas na pele e visitar periodicamente um dermatologista.

Portalcorreio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo