Notícias

Chuva aumenta lâmina d’água do açude de Boqueirão

O gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Meneses, comentou sobre a diminuição no volume do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) causada por um problema na transposição.

Em entrevista nesta terça-feira, 9, Ronaldo explicou que por conta de problemas técnicos na transposição, que ainda tem obras em andamento, houve uma diminuição na vazão do sábado para o domingo passado, resultando na diminuição de dois centímetros na lâmina d’água do manancial.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Porém, o problema já foi sanado e o açude de Boqueirão já recuperou o volume perdido, aumentando três centímetros na lâmina d’água.

– O que houve foi um problema na transposição. Sabemos que a obra não foi entregue na sua totalidade, e há diversos pontos realizando testes. Foram serviços de manutenção da transposição, mas isso já foi regularizado. Entre o sábado para o domingo houve a diminuição de dois centímetros na lâmina d’água. Mas, de ontem (segunda) para hoje já acumulou três centímetros na lâmina d’água, por conta das chuvas e também da transposição – ponderou.

No que se refere à Cagepa, Ronaldo frisou que não houve aumento na retirada de água, como havia sido divulgado.

Ele destacou que a quantidade de água retirada é regulada pela resolução da ANA e que, atualmente, a Cagepa está autorizada a retirar, 1.300 litros por segundo.

– A Cagepa jamais ultrapassou esse valor, pelo contrário, nós retiramos até menos do que isso – ponderou.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM.

paraibaonline

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo