Paraíba

Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura em visita à PB

Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PB

A cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é uma referência no gerenciamento de recursos hídricos em períodos de seca e pode ser modelo para ações de enfrentamento à estiagem no Nordeste, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A ministra esteve na cidade neste domingo (17), finalizando uma viagem que passou pelos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Cabaceiras é um case de sucesso que a gente pode replicar para todo o Nordeste com políticas integradas do Governo Federal com os estados, municípios, órgãos de apoio e cooperativas”, disse Tereza durante uma visita na Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras (Arteza).

Segundo a ministra, as ações realizadas na cidade conseguiram driblar a falta de chuvas – em 2018 choveu 377,9 mm na cidade, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) – e converteram o desafio em emprego.

Cerca de 8 mil peles por mês são beneficidas em cooperativa de Cabaceiras, Cariri da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

“Eu estou conhecendo uma coisa diferente. Para mim, que sou da região Centro Oeste, foi muito importante essa visita para ver enfim o que temos de sucesso aqui. A caprinocultura, como motor, a bovinocultura, o curtume, cooperativas de leite de cabra, fazendo queijos. O município [de Cabaceiras] é referência. As pessoas que saíram daqui no passado hoje estão voltando porque aqui tem emprego, qualidade de vida, aqui se produz”, falou.

No sábado (16), Tereza Cristina esteve em uma usina processadora de açúcar e álcool na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Lá ela se reuniu com lideranças dos produtores e falou sobre a visita ao Nordeste.

“Estou conhecendo projetos exitosos que podem trazer renda e emprego. Eu não conhecia a agricultura do Nordeste e está sendo uma surpresa pra mim. Cada dia que vamos andando pelos estados, vamos vendo estes projetos e aprendendo com eles”, disse durante discurso.

Por G1 PB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo