Secretaria de Saúde de CG vai imuniza mais 7 mil meninos contra HPV

8

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou esta semana a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos. A partir de agora os garotos também recebem a imunização, de acordo com medida do Ministério da Saúde. As vacinas foram disponibilizadas inicialmente nos Centros de Saúde e agora estão sendo distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde.

A imunização é ofertada para meninos de 12 e 13 anos de idade. Em Campina Grande são atualmente 7.018 meninos na faixa etária. Assim como as meninas, eles precisam tomar duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. O objetivo é prevenir nos futuros homens o desenvolvimento do câncer de pênis, de garganta e ânus, além de verrugas genitais.

Para as meninas, a faixa etária em que a vacina é administrada foi ampliada. Antes, apenas era dos 9 aos 13 anos de idade e agora vai até os 14. Nelas, a imunização previne o desenvolvimento do câncer de colo do útero e da vulva, além do câncer de garganta e ânus e das verrugas.

A vacina contra o HPV é aplicada rotineiramente e agora a vacina para os meninos também entra no calendário anual. Paralelamente também é ofertada a dose contra meningite para eles e para elas, já que a faixa etária também é de 12 e 13 anos.

“Nunca é demais lembrar que os pais precisam levar o cartão de vacinação e que a vacina não provoca efeito colateral. Trata-se de uma prevenção, evitando problemas de saúde futuros a essas crianças e adolescentes”, explicou a Coordenadora interina de Imunização de Campina Grande, Miralva Cruz. Ela disse que quando as aulas retornarem, será feita uma campanha de vacinação nas escolas.

MaisPB com Codecom

Deixe Seu Comentário

Comentário